sábado, 7 de janeiro de 2012

Por um mundo com livros...



              Até quando teremos de viver numa sociedade que não lê? Por que mesmo vendo a atual situação dos brasileiros em relação aos livros o Governo não cria planos de incentivo à leitura? E por que muitos dos professores deixaram de acreditar nos alunos? Onde estão as rodas de leitura ao ar livre ou até mesmo dentro da sala de aula?
Se alguém perguntar a um aluno que acabou de terminar o Ensino Médio sobre quem foi Victor Hugo, Lord Byron ou Álvares de Azevedo, o que ele dirá? Que foram escritores? Sim, mas isto não diz nada!

               Ler não é apenas correr os olhos sobre algumas centenas ou até milhares de linhas, mas sim entender o que está lendo, se transportar do mundo real para o mundo criado pelo autor. E os brasileiros de hoje, melhor, o ser humano de hoje pouco se importa com a leitura, uma geração que quer tudo de bandeja na internet e acha que não precisa ler os livros, uma vez que não demorará até que aquela famosa série ou aquele clássico romance vire algum filme, uma arma capitalista que afasta cada vez mais os leitores do mundo literário.

                Um livro tem o poder de arrebatar o leitor, se este se entrega à leitura. Mas nos dias atuais não vemos mais jovens interessados por literatura, mas estamos cansados de conhecer não só jovens, mas pessoas de todas as idades que idolatram o capitalismo.

                — O que você quer de presente de aniversário, Maria? — pergunta a mãe.

                — Ah, mãe, você sabe que eu quero aquele vestido, mas tô em dúvida entre o celular, o vestido e aquela TV de 500 polegadas que vi nas Casas Salvador semana passada, quando fui ao shopping comprar aquela sandália linda que namorei por dias.

                 Esta é a nossa atual sociedade, uma sociedade sem livros, que se torna morta com o tempo, sem sal. Acorda! Quem lê pouco, pouco sabe! Bill Gates, o super herói dos amantes do capitalismo mesmo disse: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”

                 Não crio aqui um protesto contra Bill Gates ou contra os computadores e demais produtos eletrônicos, pois sem eles nossas vidas seriam muito mais difíceis do que já são, mas apenas faço um apelo: leiam enquanto os livros ainda existem, preguem a palavra dos escritores clássicos, tragam a salvação para a alma destes alienados capitalistas e mudem o mundo! Ao menos tentem mudá-lo!

                  — Sem leitura aonde iremos? — perguntou a caneta ao escritor.

                  Um breve protesto por um mundo com livros...

P. S.: Como as letras do vídeo estão pequeninas, peço a todos que puderem salvar o vídeo que assim façam e repassem a todos os leitores! Obrigado!!!




2 comentários:

  1. Bom seria se todos dessem importância à leitura como única forma do saber, invés de esperar pelo noticiário das 19:00h!

    ResponderExcluir