quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Primeiro post — Árvore sem o rio

Primeira postagem do blog, uma enorme responsabilidade sobre meus ombros. Espero que gostem. Ou que pelo menos se divertam.
O texto a seguir surgiu em minha mente quando tive a ideia de criar uma espécie de metáfora, então talvez alguém não entenda seu real significado. Todavia, peço que comentem sobre o que acharam, críticas são sempre bem vindas e seria interessante saber qual os estilos que mais agradam.
Vamos à história.


Árvore sem o rio
               Certa vez, às margens de um discreto lago, nasceu uma árvore. Esta nunca fora exatamente saudável, visto que sua única fonte de nutrientes era aquela porção d'água a qual estava confinada; que por sua vez, formara-se com o desaparecimento de um antigo rio.
               A planta cresceu suficientemente forte para permanecer viva. Porém, a cada dia que passava, a árvore via o lago diminuir seu volume, e sabia que, caso o rio não voltasse a fluir, logo morreria.

               Cheia de esperança, mas triste, viveu a árvore. Até que o dia finalmente chegou — o lago estava seco. Desde então a árvore tornou-se seca e sem vida; nunca fora realmente bela, mas na situação em que se encontrava — sem folhas, com galhos quebradiços, e implorando por água — transformou-se numa visão deplorável.
               Mesmo diante daquele fato desesperador, a árvore ainda esperava pelo rio. Cada vez mais fraca, sem suas folhas e água, o sol já não fazia sentido; era desnecessário. E à noite, presa ao céu estrelado, a lua atormentava-a, pois lhe trazia lembranças que desejava esquecer.

               E finalmente a esperança se foi; a árvore entregou-se a morte — já não valia a pena lutar por tão miserável existência.
               Mas ainda existia, no âmago da árvore, mesmo que esta não admitisse, uma ínfima porção de expectativa — expectativa de que algum dia o rio voltasse a correr. Embora sua casca fosse agora dura e seca, ainda sustentava um resquício de vida.

               O tempo passou, e assim terminou a jornada daquela árvore. Ainda que negasse, ela morreu buscando, sedenta, pelo rio; mas este nunca alcançou suas raízes. O rio há muito mudara seu curso, evitando o local do antigo lago; jamais encontrando a árvore; condenando-a a uma morte solitária.

9 comentários:

  1. árvore forever alone. A moral e persistir e sonhar até o fim.. mesmo que tudo pareça não ter jeito, ou que não há nenhuma esperança, você tirar forças de onde você não sabe de onde vem, que nem o Goku, pra enfrentar o que vir.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí. Mas nem todos nós somos personagens do Dragon Ball, então, as vezes, chegamos a pontos que devemos desistir; persistir numa causa perdida é inútil, quando não dá pra seguir por um caminho, devemos retornar e seguir por outro, mas nunca desistir.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com pena da árvore :(

    Concordo com o érick, infelizmente tem vezes que persistir é burrice :/ mas acho que valeu o esforço da árvore. Pelo menos ela não desistiu..
    e morreu tentando =) Essa árvore é brasileira. rs

    Sucesso para vocês, gostei do texto e vocês sabem se expressar muuito beem! =)

    PS: Diferente de mim.
    PS 2: Érick gosto do "P(x)" ? kkkk

    ResponderExcluir
  4. Pois é, porém, a única coisa que a árvore podia fazer era esperar, pois não podia se mover. Mas se fosse o Barbárvore, a Ent do Senhor dos Aneis, talvez conseguiria sair dali e ir até o rio...

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkk só você wesley! gostei muito bom érick! :D

    ResponderExcluir
  6. Acho que não importa a circunstância na qual você se encontra, desistir jamais será a solução. Até porque você não tiver esperanças em qualquer coisa que seja, a vida não faz sentido. O que vale mesmo é a fé no que você acredita e em você mesmo. como já disse Johnny Depp Voce nunca sabe a força que tem, até que sua única alternativa é ser forte.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Carla, é muito bom quando alguém diz que gostou de algo que você fez, dá vontade de escrever mais. Não liga pro Wess, ele só pensa em Lord of the Rings.

    P.S.: Legal o P(x), gostei da ideia.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não sei porque isso me veio na mente quando eu tava comentando.. acho que estou ficando doidaaaa! :O

    ResponderExcluir
  9. Erick,
    É tão lindo e gratificante poder ouvir palavras do tipo: "Nunca desista!". Encontramos familiares, vizinhos, amigos, padres, pastores e palestrantes motivacionais massageando o nosso "ego" com tais palavras, no entanto na hora "h" do dia mau, muitos não estão nem aí pro seu problema. Aprendi que quando vc tem problemas: 80% das pessoas não estão nem aí pra eles e, os outros 20%, estão felizes por que vc os têm. Enfim, encontramos muitos cidadãos semelhantes a essa árvore: abandonados, isolados, imobilizados e que, corajosamente, entende que a morte será o único caminho. É dura a realidade! (PROF. LUIS CLAUDIO)

    ResponderExcluir